sábado, 10 de julho de 2010

O cristão pode se tatuar ou usar piercing?

Introdução.

Falar de tatuagem e piercing em nossos dias é equivalente a andar por cima de ovos. Requer cuidado. Requer lembrar que vidas estão envolvidas. Não posso esquecer de que o homem é um ser feito para a eternidade. Vidas são eternas.

Mas, a despeito de tudo isso, a Bíblia, que é a Palavra de Deus deve ter um ponto final para a questão. Posso ou não me tatuar? O que dizer do uso do piercing?

Este estudo tem a finalidade de levar você a tirar suas próprias conclusões. Não quero condenar o que faz uso disso ou daquilo, e nem, tampouco, “santificar” os que se obstem de uma coisa ou outra.

Não pense que estou em cima do muro. Quem me conhece sabe o que penso a respeito, meus filhos e meus alunos da EBD sabem meu ponto de vista. Mas uma coisa tenho que admitir, usar textos bíblicos para condenar sem contexto não é correto. Também dizer que “sou livre”, portanto, faço da minha vida o que eu quiser é, para mim, pura rebeldia.

1º) O principal é o interior do homem.

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. (1 Samuel 16:7 RA)

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! (Mateus 23:27 RA)

Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça. (João 7:24 RA)

As aparências enganam. Não olhe para ninguém e tire suas conclusões de forma precipitada. Deus é diferente de nós. Ele vê o que não podemos ver. Deus vê lá dentro do coração. Este estudo requer primeiramente que isto venha pra nossa memória. Assim como alguém todo “direitinho” aos nossos olhos pode nos trazer decepção, da mesma forma o que nos parece “diferente”, aos olhos de Deus é preciosidade.

2º) O que é a tatuagem?

Processo que consiste em introduzir sob a epiderme (camada superficial da pele) substâncias corantes, para apresentar na pele desenhos e pinturas.

A tatuagem uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas pode ser apenas um desenho ou um numero de identificação feito sob a pele humana.

Tecnicamente tatuagem é uma pintura na pele que é praticamente impossível a remoção.

Muitos pais ficam desesperados quando a criança aparece com uma “tatuagem” do nada. Estas tatuagens que saem com o tempo (poucos dias ou poucas horas) não se podem definir como sendo uma TATUAGEM propriamente dito. O conceito de tatuagem é a figura, de certa forma, implantada na pele. Dificilmente sairá, mesmo com as técnicas modernas.

Sua origem:

A origem da Tatuagem vem da Antiguidade, mais especificamente no do Antigo Egito e expandiu-se para todos os países. A prática tinha um significado ligado a magias e a rituais como comemorações de maioridade, casamentos ou funerais. A palavra tatoo teria sua origem no idioma polinésio (ta-tau).

Numa história mais recente, a Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879. Depois disso, a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente. A forma de tatuagem moderna vem da invenção de Samuel O’Reilly desenvolvendo um aparelho elétrico para fazer a tatuagem em 1891.

3º) O que é o piercing?

Piercing é uma forma de modificar o corpo humano, normalmente furando-o a fim de introduzir peças de metal esterilizado.

Existem diversos materiais para as jóias. Apesar de normalmente se dizer que o mais indicado é o Aço cirúrgico, especialistas negam esta afirmação. O ideal é usar material como o Ouro com mais de 14kt, Titânio ou mesmo o teflon.



Sua origem:

Historicamente, a prática do piercing (do inglês: perfuração) tem sido realizada por várias civilizações. Há relatos de uso entre os egípcios, romanos, maias, tendo conotações espirituais, sexuais, estéticas e de rituais de passagem. Na sociedade atual ele apresenta uma ligação com a adolescência e a vontade de ser diferente. A moda do piercing ganhou força com o movimento Hippie dos anos 60 e 70 e posteriormente com os Punks nos anos 80 e 90.

4º) O que motiva o uso do Piercing ou Tatuagem?

Por que se tatuar?

Os motivos para as tatuagens são tirados da história, da cultura, da religião, dos costumes, etc. As figuras mais populares foram as heróicas, da história, ou animais fortes, como o tigre, o dragão, o leão, etc., ou ainda motivos religiosos como o Fudo Myoo (divindade budista), beldades celestiais, deuses, entre outros. Dizem que a tatuagem manual provoca dores como as de cortes feitos com lâminas cegas, além de febre.

O que leva as pessoas a passar por tudo isso para ter uma tatuagem? Especialistas não cristãos analisam o ato como uma forma de ligar-se a heróis, preenchendo-lhes o desejo de se unirem a seus objetos de adoração.

Por que o piercing?

Os motivos para se usar um Piercing nos dias de hoje podem ser bem variados e adequados a quem o escolhe. Variam entre uma expressão de rebeldia, ousadia, diferenciação na sociedade, até uma composição estética ou mesmo força mística.

Entre os adolescentes o uso do piercing, na maioria dos casos, é porque o amigo está usando. Pode ser também para contrariar (ir na contra-mão) os pais ou responsáveis.

5º) O simbolismo da tatuagem e do piercing.

Tatuagem.

No oriente (China, Japão), a tatuagem estava vinculada às divindades configuradas no símbolo. Os líbios tatuavam-se para a deusa Neit, os egípcios para Atargatis e na Síria para deuses diversos. Os adeptos a diversas religiões pagãs da antiguidade e da idade média se tatuavam para uma identificação ao deus de sua religião.

Na Polinésia identificava o clã e a hierarquia. Na Europa do séc. XVII ela passou a ser propagada pelos marujos como talismã (lembra da tatuagem da âncora?), distinguindo-os dos demais. A máfia japonesa, yakuza, surfistas, metaleiros, presidiários, fazem o mesmo. Os nazistas tatuavam judeus para ofenderem sua fé.

O que conhecemos hoje como “moda” incluindo o piercing, vem dos hippies e punks e da influência do rock metaleiro. Os mais velhos sabem que nos anos 60, 70 e 80 esses grupos buscavam a libertação (liberação). Queriam liberdade para o uso de drogas, sexo sem limite e muitas outras coisas que feria a família e às autoridades.



Piercing.

Na antiguidade, alguns povos marcavam seus escravos com uma perfuração na orelha. Ver Ex 21:6 e Dt 15:17. Não se pode generalizar, mas para muitos adolescentes, o uso de piercing é algo específico para ir contra o que é normal. Querem contrariar, ir à contramão. Se os pais proibirem ai que eles colocam mesmo.

6º) O cristão pode se tatuar e usar piercing se:



a) Se pode trazer escândalo?

Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo! (Mateus 18:7 RA)

É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar ou se ofender ou se enfraquecer. (Romanos 14:21 RA)

b) Se dá lugar à carne, envolve magia, ocultismo, idolatria?

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. (Gálatas 5:13 RA)

E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Colossenses 3:17 RA)

c) Se apresenta aparência do mal?

Abstende-vos de toda forma de mal. (1 Ts 5:22 RA)

Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Efésios 5:8 RA)

Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. (Mateus 5:13-16 RA)



d) Se viola a autoridade dos pais, pastor, governo.

De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. (Romanos 13:2 RA)

Apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem. Porque existem muitos insubordinados, faladores e enganadores, especialmente os da circuncisão. (Tito 1:9-10 RA)

f) Se não traz edificação ou a glória de Deus.

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. (1 Coríntios 6:19-20 RA)

Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. (1 Coríntios 10:23 RA)

7º) Conclusão.

Se você for bem observador deve ter percebido qual é o meu ponto de vista. Eu como cristão sou radicalmente contra o uso da tatuagem e do piercing. Estou consciente que algumas igrejas até permitem que seus jovens usem, e eu não estou aqui para condenar ninguém. Esse papel não cabe a mim. Só Deus pode ver por dentro de cada um.

E pasmem vocês, teremos muitas surpresas no céu... Muita gente bem intencionada e normal e que jamais usou nada do que está na moda (brinco, piercing, tatuagem, jeans e até um simples tênis) ficará de fora porque seu interior é puro “sepulcro caiado”. Muitos vivem de aparência enganam a muita gente mas não a Deus.

Estou tentando dizer que para mim não é bom o jovem crente tomar a forma no mundo. Temos que ser diferentes em tudo, Mas pior são aqueles pecados ocultos: ódio, inveja, ciúmes, fofoca, contenda e outros...


Por: Nelinho (nelinhoegilmara@pibis.com.br)









Um comentário:

kelvin disse...

ótimo artigo... esclareci algumas duvidas com isto ^^'